16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DE UM PERFIL PROFISSIONAL NO INSTAGRAM PARA UMA CLINICA MEDICA EM CAMPINAS/SP DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Fundamentação/Introdução

O Instagram é uma das maiores redes sociais da atualidade e faz sucesso absoluto em várias partes do mundo. Grande parte do sucesso do Instagram se deve ao seu funcionamento simples. Com a pandemia de COVID-19, uma clínica médica da rede privada de saúde da cidade de Campinas/SP, conviveu com um decréscimo significativo no número de consultas agendadas pelo receio dos pacientes de frequentar um serviço médico nesse contexto mundial, além da iminente insegurança gerada pela disseminação de informações falsas em diversas redes sociais. Visando atenuar essa situação, foi criado um perfil profissional no Instagram, gerando conteúdo médico, e assim, abrindo um novo canal de captação de novos pacientes.

Objetivos

Avaliar o impacto da criação do perfil profissional no Instagram para a referida clínica após um ano de publicações em sua página.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional, utilizando dois questionários online da plataforma SurveyMonkey, o primeiro para indivíduos que já frequentavam a sede da clínica, que receberam o link da pesquisa via aplicativo de mensagem, e o segundo que foi publicado no perfil profissional da clínica no Instagram, captando as respostas dos seguidores da página.

Resultados

Comparando as respostas de ambos os questionários (obtivemos 1004 respostas), verificou-se que o Instagram pode ser uma ferramenta interessante para captar novos pacientes (houve um aumento do número de consultas após a criação do perfil profissional), no combate a desinformação e com capacidade ímpar de influência no estímulo ao indivíduo procurar ajuda médica (42,43% dentre os seguidores relataram que alguma publicação do perfil profissional da clínica os estimulou a procurar ajuda médica), principalmente em um momento de grave crise sanitária, social e econômica.

Conclusões/Considerações finais

A capacidade de engajamento e alcance do perfil profissional da clínica no Instagram vem pavimentando nossa credibilidade como educador em saúde, norteando nosso objetivo de atenuar as consequências negativas provocadas a nosso serviço de saúde e a usuários durante a pandemia de COVID-19.

Palavras Chave

Mídias Sociais. Instagram. Educação em Saúde. Pandemia.

Área

Clínica Médica

Autores

CARLOS EMILIO GUIMARAES MEDEIROS FILHO, JIVIANE BEATRIZ CUNHA BARRETTO DA SILVA, ANDRE RICARDO RIBAS FREITAS