16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

COVID-19: SAÚDE MENTAL E APOIO SOCIAL DE ENFERMEIROS EM EMERGÊNCIA HOSPITALAR

Fundamentação/Introdução

Durante a COVID-19, os profissionais de enfermagem ficaram vulneráveis tanto fisicamente quanto emocionalmente, podendo apresentar índices mais altos de ansiedade e depressão. Identifica-se que a rede de apoio social oferece subsídios notáveis no manejo de demandas físicas, psicológicas e materiais, sendo esse um importante meio de proteção para saúde mental.

Objetivos

Investigar se o apoio social pode ser um meio de proteção para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade e depressão em profissionais da enfermagem do setor de emergência em período de pandemia.

Delineamento e Métodos

Estudo quantitativo, transversal e exploratório, com uma amostra de conveniência de 50 profissionais da enfermagem que atuam no setor de Emergência Adulta. Foi respondido o questionário sócio demográfico, a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e a Escala de Apoio Social.

Resultados

Os dados indicaram que 16 colaboradores (22,2%) apresentaram sintomas sugestivos de ansiedade e 6 (8,3%) de depressão, mas com percepção de alto nível de apoio social nos integrantes(72%). Estudos apontam que a exaustão profissional é menor na presença de uma rede de apoio social reforçado.

Conclusões/Considerações finais

O objetivo do estudo foi evidenciado positivamente. Apesar dos resultados obtidos da amostra indicarem sintomas sugestivos de ansiedade e depressão, observa-se uma porcentagem menor de acometimento dos sintomas nessa emergência hospitalar, em comparação com profissionais da China e do Canadá. Acredita-se que, além dos fatores culturais e econômicos, um fator determinante foi o alto nível de apoio social nos participantes.

Palavras Chave

Suporte Social; Ansiedade; Depressão; Equipe de Enfermagem; Pronto-Socorro; COVID-19.

Área

Clínica Médica

Autores

FERNANDA RIBEIRO QUINTINO DOS SANTOS, NATALIA CIRIGUSSI FERREIRA, NICOLE CRISTINA DE ALMEIDA GONÇALVES, BARBARA CRISTINA MESQUITA, ANDRESSA TALPO ZACHEO VILALVA