16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Actinomyces israelii como diagnóstico diferencial de formação expansiva em sistema nervoso central: um relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A actinomicose é uma infecção bacteriana crônica causada principalmente por Actinomyces israelii, gram positiva anaeróbia. A bactéria coloniza a cavidade oral, trato gastrointestinal e genital feminino. As infecções ocorrem mais na região cervicofacial, torácica e abdominal, sendo raro o acometimento do sistema nervoso central (SNC).

Objetivos

Relatar um caso de infecção de SNC por A. israelii em paciente imunocompetente simulando lesão neoplásica e fazer uma breve revisão de literatura.

Delineamento e Métodos

Homem, 48 anos, negro, morador de área livre, etilista, tabagista e usuário de cocaína. Sequelado de AVCi em 2009 com disartria. Admitido por tosse produtiva, astenia com uma semana de evolução, hemiparesia à esquerda há 1 ano e 3 meses. Em tomografia de tórax foram encontradas alterações sugestivas de pneumonia necrotizante, tratado com ceftriaxona e clindamicina com melhora. Em ressonância magnética de crânio encontrado formações nodulares cavitadas subcorticais frontais à direita, com restrição a difusão e realce periférico pós contraste, a maior medindo 3,6 x 1,9 cm, determinando efeito expansivo, com desvio contralateral das estruturas da linha média em 9 mm e sinais de herniação subfalcina. Em rastreio infeccioso com sorologias para HIV, sífilis e hepatites, e investigação de tuberculose por baciloscopia e pesquisa por Polymerase Chain Reaction (PCR) para M. tuberculosis, sendo todas descartadas. Submetido a ressecção neurocirúrgica, confirmado o diagnóstico de abscesso por A. israelii isolado em amostra de anatomopatológico. Evoluiu com reversão de déficit motor após a cirurgia. Realizada antibioticoterapia com ceftriaxona endovenosa durante 06 semanas e mantido em uso de amoxicilina com previsão de tratamento de 6 a 12 meses.

Resultados

.

Conclusões/Considerações Finais

A actinomicose de SNC é grave, com clínica incaracterística, simulando uma variedade de doenças inflamatórias e neoplásicas, sendo incomum a tríade de cefaléia, febre e déficit neurológico focal. O diagnóstico é através da identificação de quadro clínico e alterações de exames de imagem, que revelam formações nodulares cavitadas, com restrição a difusão e realce periférico pós contraste. A doença possui bom prognóstico se diagnosticada e tratada precocemente com antibioticoterapia prolongada e com intervenção cirúrgica se necessário. Actinomicose deve ser lembrado em diferencial de déficit focal associados a lesões sugestivas de neoplasia ou abscesso de SNC.

Palavras Chave

actinomicose; abscesso cerebral; neoplasia;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch - São Paulo - Brasil

Autores

ISADORA ISHAQ ALVES, ISABELLA MESQUITA VENÂNCIO , MATHEUS SANTOS RODRIGUES SILVA , LORENA COLARES MARANHÃO , LOURDES BETHÂNIA BRAGA DOS SANTOS