16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ACIDENTE ISQUÊMICO TRANSITÓRIO DEVIDO A MASSA INTRACARDÍACA GIGANTE: RELATO DE UM CASO

Fundamentação/Introdução

O Acidente Isquêmico Transitório (AIT) é um déficit neurológico abrupto, com recuperação espontânea em, no máximo, 24h. Uma das causas de AIT é a fibrilação atrial (FA), podendo também ser decorrente de massa atrial gigante como tumores intracardíacos ou trombos. A incidência de massas cardíacas varia entre 0,001% a 12%.

Objetivos

O presente caso clínico tem por objetivo descrever os sintomas e as nuances diagnósticas de paciente portador de massa gigante de átrio esquerdo que apresentou AIT ao diagnóstico e foi operado em nosso Serviço.

Delineamento e Métodos

Este trabalho foi elaborado com base em prontuário de paciente e em artigos levantados em plataformas acadêmicas para discussão do tema.

Resultados

G.C.M., 67 anos, masculino, vigilante noturno, procedente de São Paulo-SP, tabagista ativo de 50 anos-maço, atendido em Pronto Socorro de hospital terciário relatando parestesia em membro superior esquerdo associada a dor precordial e taquicardia com duração de alguns minutos com resolução completa e espontânea. Os exames realizados foram: Eletrocardiograma com ritmo de FA, sem sobrecargas; Tomografia de crânio: com infarto antigo; Ecocardiograma Transtorácico: com fração de ejeção (FE): 52%, átrio esquerdo com aumento grave 50mm e presença de massa intratrial esquerda hiperrefringente com pontos de calcificação, móvel, medindo 38x32mm, sem identificação de pedículo, invaginando-se através da valva mitral para o ventrículo esquerdo. Valvas cardíacas dentro da normalidade. A conduta foi cirúrgica e decidiu-se por exérese da massa intratrial. Em exame anatomopatológico da peça cirúrgica, diagnosticou-se trombo intracardíaco. Paciente recebeu alta para acompanhamento ambulatorial em boas condições clínicas, sem sinais de insuficiência cardíaca; FC= 80bpm, PA = 135x80mHg e com medicações para hipertensão arterial e dislipidemia além de amiodarona para controle de FA e anticoagulação oral com varfarina devido ao achado cirúrgico.

Conclusões/Considerações Finais

O paciente abriu o quadro com FA e sintomas de AIT causado pela massa intracardíaca gigante. Frente ao ecocardiograma realizado, várias hipóteses foram aventadas sendo as principais mixoma e trombo atrial. Entretanto, o anatomopatológico evidenciou claramente a existência de trombo. A base do tratamento foi a remoção cirúrgica e a anticoagulação para prevenir o desenvolvimento e a progressão do trombo. Este relato associa a importância das nuances diagnósticas de AIT na Clinica Médica e desta maneira, contribui para melhor condução de casos semelhantes.

Palavras Chave

Trombo atrial, Acidente Isquêmico Transitório, Massa cardíaca.

Área

Clínica Médica

Autores

BRUNA VANESSA NUNES, ZILDA MACHADO MENEGHELO, ANDRÉ LUIZ MENDES MARTINS, MARIA GORETT WASHINGTON MATIOLI, LEONEL ADELINO DE MOURA JUNIOR