16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Bulectomia unilateral em paciente DPOC grave: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma patologia pulmonar comum, prevenível e tratável, a qual é caracterizada por persistência de sintomas respiratórios associados a obstrução do fluxo de ar aos pulmões. Os sintomas incluem: dificuldade respiratória, tosse, produção de muco (expectoração) e sibilos.

Objetivos

Relatar caso de Paciente DPOC grave em segmentos e bolhas pulmonares.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, 65 anos, previamente portadora de DPOC grave com formação de bolhas pulmonares volumosas, etilista e tabagista. Evoluindo com queixa de dispneia recorrente. Necessitando realizar bulectomia unilateral à direita por toracotomia, pneumotomia + pneumorrafias mecânicas com reforço manual, drenagem pleural adequada ato sem intercorrências. Paciente possui bolha maior que 10cm no pulmão direito identificada na tomografia computadorizada. Em uso de prednisolona 40mg/dia, relvar( flucatisona + vilanterol), andro (umeclidínio vilanterol), sertralina50mg/dia, rivotril, acetilcisteina e losartana50mg/dia, uso de oxigênio como auxilio.

Resultados

Realizada pleurodese com “blood patch” 150ml pelo dreno torácico, após a cirurgia iniciou o uso de vancomicina + Tazocin, paciente queixa-se de desconforto em hemotórax direito devido a enfisema subcutâneo, paciente ansiosa, lúcida, bom estado geral, hidratada, corada, afebril. FC: 102bpm, SAT O2: 92 % com oxigênio a 2 litros por minuto, paciente eliminando gases e evacuando.

Conclusões/Considerações Finais

Bulectomia é uma cirurgia realizada para remover grandes áreas de bolsas (bolhas) de ar do pulmão, sem retirar o tecido pulmonar propriamente dito. O objetivo da cirurgia é reduzir o tamanho dos pulmões para permitir que haja melhor acomodamento na cavidade torácica, melhorando a sensação de dispneia. A Bulectomia é um procedimento no qual são removidos 20 a 30% das partes mais alteradas dos pulmões.

Palavras Chave

DPOC, Bulectomia, Dispneia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Nova Iguaçu -Campus V - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIA LUIZA DIAS RAPOSO RODRIGUEZ, ANA CLAUDIA WINCLER REIS CANTARINO , MARIANA BENSI DORNELLAS , MAYRA ANDRADE KARL