16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A RELAÇAO ENTRE O METABOLISMO DO CALCIO DURANTE ADMISSAO E MORTALIDADE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Fundamentação/Introdução

A hipocalcemia é uma alteração comum na pneumonia viral e as causas ainda não estão estabelecidas, sobretudo no que diz respeito a gravidade em relação a COVID-19. As hipóteses envolvem má absorção intestinal, desnutrição, hipóxia enquanto dano a membrana celular que gera influxo de cálcio e principalmente as citocinas pró-inflamatórias liberadas na doença que inibem o paratormônio (PTH) e afetam o balanço do cálcio.

Objetivos

Avaliar os níveis de cálcio e PTH dos pacientes realizados na admissão hospitalar (primeiras 12 horas na urgência) em relação a mortalidade em uma unidade de terapia intensiva.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo prospectivo de 1 de julho de 2020 a 1 de agosto de 2020 em pacientes internados com diagnóstico de COVID-19 em um hospital de referência em João Pessoa, Paraíba. Exames de sangue para avaliar o metabolismo do cálcio (cálcio, albumina e paratormônio intacto) foram coletados de 59 pacientes na admissão hospitalar (entrada na urgência) que durante o internamento foram transferidos para a UTI.

Resultados

59 pacientes admitidos em leito de UTI dos quais foram separados em dois grupos: sobreviventes (40,6%) e não sobreviventes (59,3%). Com relação as variáveis laboratoriais, na avaliação pelo teste de Mann-Whitney, não houve diferença significativa entre as variáveis avaliadas. Calcio total – sobreviventes (9.23 +- 0.19) e não sobreviventes (8.68 +- 0.27) (P=0.15); cálcio corrigido pela albumina - sobreviventes (9.83 +- 0.20) e não sobreviventes (9.15 +- 0.35) (P=0.22), PTH - sobreviventes (61.6 +- 7.58) e não sobreviventes (93.1+- 15.11) (P=0.15).

Conclusões/Considerações finais

Portanto, não houve significância estatística na associação de mortalidade tardia após admissão em UTI quando avaliado o metabolismo do cálcio na admissão. É válido ressaltar que a hipocalcemia possui impacto negativo em desfecho cardíaco e precisa ser monitorado diante da COVID-19, sobretudo porque muitos pacientes em estado crítico evoluem com hipocalcemia.

Palavras Chave

Cálcio; PTH; mortalidade; UTI.

Área

Clínica Médica

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde - Paraíba - Brasil

Autores

IAGO MARQUES DE OLIVEIRA BATISTA, FABYAN ESBERARD DE LIMA BELTRAO, BRUNA GADELHA DORNELAS, MARYANE BEZERRA BARROS, NORBERTO ELOI GOMES JUNIOR