16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Hantavirose em tempos de COVID 19

Fundamentação/Introdução

Um dos grandes desafios médicos diante da pandemia é fazer diagnósticos certeiros, pois várias doenças são facilmente confundíveis com a COVID 19. Sendo assim, esse artigo visa relatar um caso de Hantavirose: Um grande diagnóstico diferencial em tempos de COVID 19.

Objetivos

Ampliar as possibilidades de identificar doenças já descritas em determinados territórios, que são diagnósticos diferenciais com a COVID 19.

Delineamento e Métodos

Descrição de Caso: Com mesmos sintomas da COVID 19, a Hantavirose pode passar desapercebida se não for levantada hipóteses diagnosticas. E essas só acontecem com a coleta da historia epidemiológica. Os Hantavírus são eliminados pela saliva urina e fezes de roedores silvestres. Através das excretas desse animais as pessoas podem ser contaminadas e desenvolvem essa moléstia. É uma doença grave, que leva a Insuficiência Respiratória e Choque. A taxa de letalidade gira em torno de 50%. No Brasil há várias regiões com presença de focos de disseminação do Hantavírus o que contribui para a importância desse relato de caso.
Tata-se do relato de um paciente com atendimento inicial no primeiro atendimento do paciente foi suspeita de Dengue e COVID 19, e somente após a alta foi confirmado Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus.

Resultados

O caso apresentou bom desfecho clínico, apesar da gravidade, provavelmente devido ao tratamento precoce e a rápida e adequada reanimação guiada pelos parâmetros hemodinâmicos.

Conclusões/Considerações Finais

: Em determinadas regiões do Brasil, principalmente, onde já há casos relatados de Hantavirose, os médicos precisam considerar um diagnóstico diferencial para Covid 19.

Palavras Chave

Hantavirose COVID 19 Pandemia Síndrome Cardiopulmonar

Área

Clínica Médica

Instituições

santa casa sao sebastiao do paraiso - Minas Gerais - Brasil

Autores

KARINA ELORD CASTRO RIBEIRO DA SILVEIRA, ANA GABRIELA SOUZA ROCHA , JOSE CARLOS COSTA JUNIOR, RODRIGO LIMA RUSSO