16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Regulamento de Trabalhos Científicos


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.
 

1. DA FORMA DE APRESENTANÇÃO E SELEÇÃO PARA PREMIAÇÕES

  • Receberemos Temas Livres nas categorias Trabalho Científico e Relatos de Caso.
  • Todos os Temas Livres serão apresentados na modalidade Pôster.
  • Os 40 melhores Temas Livres serão apresentados pelos autores, no local do evento, 20 no primeiro dia e 20 no segundo dia, e concorrerão a prêmios.
  • Serão premiados, em dinheiro, os 2 melhores trabalhos (1 (um) da área médica e 1 (um) da área acadêmica) selecionados entre os 40 apresentados presencialmente.
  • Os Temas Livres não selecionados para premiação serão automaticamente direcionados para apresentação na forma de e-pôster no site do Congresso.
  • Para inscrever Temas Livres os autores devem estar inscritos no Congresso.
     

2. DO PRAZO PARA ENVIO DOS TEMAS LIVRES

A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 8 de agosto de 2021 às 12h00. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.


3. DA PREMIAÇÃO

  • Apresentações Orais dos Pôsteres, com arguição.

R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) - Para área médica
R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) - Para área acadêmica

 


4. DO RECEBIMENTO DO PRÊMIO

Os autores dos trabalhos premiados deverão encaminhar o trabalho completo para publicação contendo os seguintes itens: título, autores, filiação institucional, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão, bibliografia, segundo normas da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (www.sbcm.org.br). O autor principal também deverá proceder a assinatura do termo de cessão dos direitos autorais para a Revista, a qual dará sequência ao processo editorial para publicação.
 

5. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico etc.).
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos a inserção de tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA

Em se tratando de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem interesse e validade científica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica de Trabalhos. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.


5.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”, Descritores.

  • Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.


5.2. DO ENVIO

Os Resumos dos Pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.

A decisão pela apresentação presencial do pôster que será submetido a arguição oral compete exclusivamente à Comissão Científica de Trabalhos, decisão esta considerada irrevogável.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como coautor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO coautores).

ATENÇÃO:

NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.


DATAS IMPORTANTES

Informações Período
Recebimento de Resumos De 01/03 a 08/08 às 12h00
Divulgação dos Resultados 10/09
Recebimento dos e-pôsteres De 10/09 a 19/09


IMPORTANTE: não serão aceitos e-pôsteres após a data limite. Os resumos cujo trabalho final não seja enviado serão automaticamente desclassificados.


6. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.


7. DA CONFECÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO, IMPRESSO E APRESENTAÇÃO ORAL (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)

7.1 FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER

Com o objetivo de transformar o processo de apresentação dos temas livres no formato e-pôster, estamos descrevendo abaixo algumas orientações importantes para envio de seu trabalho no formato final de apresentação. Por favor leia atentamente estas informações:

  • O e-pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.
  • Seu e-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF e somente através do link disponível nesta página.
  • O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
  • Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB).
  • O formato de sua apresentação deverá seguir as seguintes medidas: 25,4x19,05cm (ou opção de apresentação: Apresentação na tela 4:3, caso esteja utilizando Power Point para fazer seu e-pôster).
  • Sua apresentação poderá ter no máximo 3 páginas (slides).
  • O uso de tabelas e gráficos é permitido no arquivo final de apresentação.
  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico.
  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
  • Os e-pôsteres que forem desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.

Obs: A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do apresentador (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido (data, local e forma de envio serão divulgados nesta página tão logo haja esta definição).

Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento à pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. É sugerido a todos os autores que declarem se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição na qual foi desenvolvido.

7.2 FORMATAÇÃO DOS PÔSTERES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO PRESENCIAL

  • O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido será comprometido a sua avaliação, podendo não ser afixado).
  • Os painéis deverão apresentar letras visíveis a uma distância de 2 metros.
  • Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Trabalhos não retirados em data e horários divulgados posteriormente serão destruídos.
  • Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
  • ESTRUTURA DOS PÔSTERES: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados, Conclusão e Bibliografia utilizada.
  • FIXAÇÃO E APRESENTAÇÃO: Os painéis ficarão em exposição durante o turno em que o trabalho for apresentado, devendo ser retirado apenas ao final do mesmo. Os autores deverão permanecer no local durante o turno em que o trabalho será avaliado, o qual será informado com antecedência na página do Congresso.

O TEMPO MÁXIMO DE APRESENTAÇÃO SERÁ DE 10 MINUTOS, E A ARGUIÇÃO SERÁ FEITA EM 5 MINUTOS.

Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:

  • Originalidade;
  • Metodologia;
  • Apresentação;
  • Objetividade;
  • Organização;
  • Referências bibliográficas;
  • Respeito ao tempo de apresentação estipulado;
  • Postura, didática, recursos e estratégias.

A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material audiovisual para a apresentação dos pôsteres.


8. DA PUBLICAÇÃO

Todos os trabalhos que forem selecionados, poderão ser submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista da SBCM para publicação desde que, obrigatoriamente, sejam enviados também na forma completa de acordo com as normas da Revista. (www.sbcm.org.br).


9. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso dez dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.
 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR O SEU TRABALHO